top of page
O comer e beber

O comer e beber

"O meu companheiro anda agora tão inquieto que não consegue parar e terminar uma refeição..."

Enfrentar a solidão

Enfrentar a solidão

"Outro problema que ele enfrenta é a solidão e o isolamento. Não conversa, já não vê televisão, nem ouve rádio nem lê jornais, nem tem visitas dos amigos..."

As tarefas diárias

As tarefas diárias

"O António não me deixa fazer uma refeição sozinha. Tem sempre que me ajudar. Por vezes tenho que, às escondidas, voltar a fazer as coisas de novo..."

A segurança

A segurança

"Na semana passada o meu pai foi fazer um chá e voltou sem ele. Tinha aberto a torneira do gás e depois esqueceu-se de a acender..."

A apatia

A apatia

"Durante o último ano, a minha mãe tinha muita dificuldade em se organizar para fazer as coisas. Se a deixassem, ficava sentada na cadeira a maior parte do dia, entregue aos seus pensamentos..."

Esconder/perder coisas

Esconder/perder coisas

"A minha mãe perde frequentemente as chaves e fica muito preocupada. Não sei realmente se as perde, ou se as esconde e depois se esquece, pois, às vezes, encontro-as em locais pouco habituais..."

O vestir

O vestir

"Sempre que visitava a minha mãe encontrava-a com as mesmas roupas. Apesar de ter muitos vestidos no guarda-roupa, nunca os usava..."

As relações pessoais

As relações pessoais

"A minha esposa e eu tínhamos uma relação física muito próxima, mas desde que foi diagnosticada, ela perdeu o interesse..."

Comportamentos impróprios

Comportamentos impróprios

"O meu pai pensa por vezes que eu sou a minha mãe e vai para a minha cama quando lá estou. Na primeira vez que isso aconteceu, fiquei muito embaraçada, pois não compreendi..."

Mudanças bruscas de humor

Mudanças bruscas de humor

"Júlia pediu um lenço. Depois de o utilizar, como não encontrava um bolso onde o pôr, depois de olhar rapidamente em volta, colocou-o no soutien. Desatou então a rir à gargalhada..."

A mobilização

A mobilização

"Há alguns meses a minha mãe começou a ter dificuldades em se levantar da cadeira e em se movimentar. Se eu deixasse, ficava sentada todo o dia embora eu soubesse que estava aborrecida..."

O que vai mudar no dia-a-dia a partir de agora?

 Leitão, O.R. & Morais, M. (1999) Manual do Cuidador da pessoa com demência. 1ªed. em português, A.P.F.A.D.A. Lisboa

bottom of page