top of page

Cada vez mais vemos a tecnologia a verter no sentido de ajudar pessoas com demência.


Nos dias de hoje existem milhares de investigações cujo objectivo é ajudar pessoas incapacitadas, entre as quais os sofredores de demência. Destas investigações resultam robots como é o caso do Giraff – um robot escocês (imagem 1). No entanto, como a tecnologia é recente e tem um longo caminho a percorrer. Por este motivo ainda não se encontra em vigor mas tudo aponta que sejam viáveis futuramente.


O principal objectivo deste robot é ajudar nos obstáculos das tarefas diárias de pessoas com demência assim como os seus cuidadores, tendo em vista a sua segurança, liberdade e independência, dentro dos possíveis. Com isto, dispensa a presença de um profissional de saúde ou de um cuidador diariamente.

A presença de um robot no auxílio do demente

Imagem 1 - Robot Giraff (costa noroeste da Escócia)

Mas, Giraff não é o único...

Imagem 2 - Robot Riba (Japão)

Imagem 3 - Robot LokomatPro 

(Zurique)

É o primeiro robot capaz de levantar ou colocar uma pessoa na cama.

Auxilia no tratamento de recuperação da locomoção com seus programas individualizados que oferecem um constante feedback ao paciente

No futuro...

Algumas grandes empresas têm uma visão futura de criar um robot que ajude nas tarefas diárias como as refeições, banho, controlar as actividades do pacientes, medicamentes, organização da casa etc.

bottom of page